→ Grupos
Os invertebrados estão divididos em, aproximadamente, 33 filos diferentes. Entretanto, na maioria dos livros didáticos, observamos a referência de apenas oito deles. Os oito filos de invertebrados mais estudados são:
- Poríferos: são conhecidos também como esponjas e destacam-se por possuírem um corpo rico em poros. Os poríferos são animais sésseis quando adultos e alimentam-se por meio de filtração (retiram partícula de alimentos da água quando esta passa pelo seu corpo). Nesses animais não se verifica a presença de tecidos verdadeiros. Para saber mais sobre esse tema, leia nosso texto: Poríferos.

- Cnidários: são um grupo de animais que vivem no ambiente aquático. O corpo dessas espécies apresenta simetria radial, e sua cavidade gastrovascular apresenta apenas uma abertura, a qual funciona para a entrada de alimentos e para a saída de resíduos.Pode-se observar nesses animais duas variações no plano corporal: pólipos e medusas. Nesses animais consta a presença de células especializadas na eliminação de substâncias urticantes, chamadas cnidócitos. Para saber mais sobre o tema, leia nosso texto: Filo cnidaria.

- Platelmintos: possuem corpo plano dorsoventralmente achatado, sendo conhecidos, devido a essa característica, como vermes achatados. São encontrados em diferentes habitat, existindo espécies de vida livre e também espécies parasitas. Caso tenha interesse sobre o tema, acesse nosso texto: Os platelmintos.

.
- Nematódeos: são animais encontrados em vários ambientes, apesar de serem conhecidos, principalmente, pelas espécies parasitas. Esses animais apresentam corpo fusiforme (alongado com extremidades mais estreitas) e possuem uma cutícula que reveste todo o corpo. Aprenda mais sobre esses animais lendo nosso texto: Filo nematoda.

- Moluscos: são animais de corpo mole e o segundo maior grupo de animais em número de espécies descritas. Alguns representares possuem concha rica em carbonato de cálcio revestindo e protegendo seu corpo. A maioria dos seus representantes é marinha. Quer saber mais sobre esses animais? Leia nosso texto: Moluscos.

- Anelídeos: como o nome sugere, apresentam corpo dividido em anéis. Ocupam diferentes habitat, sendo encontrados indivíduos em ambiente de água doce, salgada e no solo úmido. Tem mais interesse sobre esse tema? Acesse nosso texto: Filo annelida.

.
- Artrópodes: representam o grupo com maior diversidade de espécies conhecidas. A presença de um exoesqueleto e de apêndices articulados é característica marcante nesses animais.O exoesqueleto é rico em quitina e ajuda na proteção do animal. Por ser rígido, impede o crescimento, fazendo com que o animal troque regularmente esse esqueleto externo. Caso tenha mais curiosidade sobre esses animais, leia nosso texto: Artrópodes.

- Equinodermos: são animais marinhos que apresentam um endoesqueleto formado por placas calcárias rígidas. Eles possuem um sistema formado por uma rede de canais hidráulicos que se ramificam formando os chamados pés ambulacrais. São esses pés que garantem a movimentação desses animais. Saiba mais sobre eles lendo nosso texto: Equinodermos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário